A alta nos preços afeta as famílias mais pobres.
A inflação está alta para todo mundo, mas para as famílias com rendimento até cinco salários mínimos, está maior. De acordo com o último índice divulgado pelo IBGE, o INPC acumulou uma alta de 10,20% nos últimos doze meses. Mas como tem sido essa alta de preços na rotina do carioca?
Wagner de Oliveira é vendedor de telefone celular e estudante de jornalismo e já sente uma queda nas vendas. Para evitar dívidas, ele tem guardado dinheiro para pagar as contas nos meses em que não bater meta. “Sempre que ia ao cinema, também saía para comer. Agora, só vou ao cinema”, exemplifica o vendedor.
A manicure Bianca Pereira da Silva trabalha num centro de podologia e já cortou todas as despesas com vestuário e estética. A profissional contou que muitas de suas clientes, que antes iam toda semana, só vão a cada quinze dias e são recorrentes os casos em que marcam e não vão. Para ela, as freguesas estão priorizando outras áreas.
Para a família da auxiliar de serviços gerais, Eliana Santiago Pereira, a compra de iogurtes e biscoitos dos netos tem sido intercalada, uma semana sim e outra não. “Estamos comprando menos porque está tudo muito caro, e meus netos dependem de mim”, relata ao citar que antes sempre levava as crianças em redes de fast-food nos finais de semana e agora só leva ao parquinho para tomar sorvete.
Mudanças na rotina
Para o consultor de investimentos Bruno Lopes incorporar alguns hábitos pode ajudar. Por isso, ele aconselha, ao fazer compras no supermercado, sempre escolher o dia da promoção, pagar o cartão de crédito no dia certo e utilizar menos o limite, diminuir presentes, aumentar o percentual que se pode guardar nesses períodos também ajuda bastante. “Planejamento financeiro é o mais importante, isso inclui os gastos em casa”, conclui.
1 Comentário
I just like the valuable information you supply on your articles.
RelatarI will bookmark your blog and check once more right
here regularly. I am rather sure I will learn a lot of new stuff
right here! Good luck for the following!